PROVA DE VIDA DO INSS VOLTA A SER OBRIGATÓRIA


A prova de vida voltou a ser obrigatória a partir desta terça-feira (01/06/2021) para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


O procedimento tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção do benefício. A prova de vida estava suspensa desde o ano passado por causa da pandemia.


A prova de vida pode ser feita na agência bancária onde o segurado recebe o pagamento, mas também pode ser feita sem sair de casa, via aplicativo.

Confira quatro dicas sobre como você pode fazer a prova de vida e não ter o benefício bloqueado. Veja abaixo:

Presencialmente . Desta forma, o beneficiário precisa se dirigir até a agência bancária onde recebe o benefício, levando os documentos pessoais, como documento com foto e CPF.

Atendimento domiciliar . Neste caso, os beneficiários que não conseguem se locomover por determinada circunstância, é necessário ligar para a central do órgão para agendar uma visita de um agente do INSS.

Aplicativo . Já pelo aplicativo do Banco do Brasil, os segurados que usam o banco para receber o benefício podem realizar a prova de vida acessando o aplicativo, depois abrindo o menu "Serviços"; em seguida, "INSS" e, por fim, "Prova de vida INSS".

Biometria . O beneficiário que recebeu notificação por e-mail informando a possibilidade de fazer o registro facial pode acessar o "Meu INSS" para realizar a prova de vida.

Quer saber mais sobre o tema?

Entre em contato conosco para que possamos construir a solução jurídica para seu problema:

E-mail: advogado.paulo.ausani@gmail.com

WhatsApp: (55) 99694-7706